Notícias

 

GeoCeará 2017 destaca-se por vasta programação


31/05/2017


u
O renomado geólogo Guilherme Estrella é o autor de grandes descobertas científicas na área da Geologia do Petróleo

Palestra, mesa-redonda, homenagens e exposição fizeram parte da programação do GeoCeará 2017, uma promoção da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE), como parte das comemorações pelo Dia do Geólogo, 30 de maio. Realizado nos dias 30 e 31, o evento contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) e teve como um de seus destaques a palestra proferida pelo renomado geólogo Guilherme Estrella.

Autor de grandes descobertas científicas na área da Geologia do Petróleo e que propiciaram impacto econômico, Guilherme Estrella, então na Petrobrás, chefiou a equipe que descobriu o pré-sal, nas bacias de Campos e Santos, situadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Na palestra, proferida no dia 30 no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que ficou repleto de profissionais e de estudantes, o geólogo fez um retrospecto da descoberta de reservas petrolíferas (de óleo e gás natural) em águas ultraprofundas. Sua exposição foi seguida de análises técnicas acerca da importância do pré-sal para a soberania do País.

“Petróleo e energia são fatores de segurança e desenvolvimento nacionais”, disse, acrescentando que o pré-sal veio completar a base energética que o Brasil precisa para se desenvolver autonomamente. Energia é um ponto central e estratégico hoje no mundo. O Brasil, então, descobre uma grande reserva petrolífera, que o coloca como protagonista na cena geopolítica mundial que se contrapõe aos grandes países hegemônicos, considera o palestrante. 




m
O evento foi prestigiado por profissionais e estudantes

Foi enfático ao ressaltar o papel da Petrobrás na descoberta e exploração do pré-sal. Além do vasto conhecimento tecnológico, a empresa opera com uma política de governo e é totalmente integrada ao desenvolvimento nacional. Estrella enfatizou, ainda, a relevância da cidadania e da decisão política de preservação e defesa das riquezas nacionais.

Apesar das críticas e decepções com a política brasileira, acredita ser preciso haver a consciência de que tudo ou quase tudo é resolvido ou encaminhado pelas instituições políticas, no Executivo e no Legislativo. Em outras palavras, propôs a participação de todos nos processos em prol da melhoria da Nação.


Reconhecimento


A noite do dia 30 foi marcada por homenagens e entrega do Troféu GeoCeará 2017, em reconhecimento a aqueles que muito contribuíram para a geologia e para o desenvolvimento tecnológico no estado. Em seu discurso, o presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE), Vitoriano de Britto, enfatizou: “As soluções dos nossos problemas não podem de, maneira nenhuma, ignorar o gigantismo de nossos recursos minerais, muito menos nosso enorme conhecimento geológico e nossas capacidades profissional, tecnológica e industrial. O Brasil é gigante. Somos uma fonte de recursos naturais para o mundo. Precisamos realmente querer transformá-los em produtos com maior valor, e não apenas vendê-los como matéria-prima, como continuam querendo as ricas nações mundiais. Temos capacidade e vamos fazê-lo, apesar das forças contrárias e maléficas à nação brasileira”.





_DSC0120
No total foram 28 homenageados. Dentre eles profissionais, instituições e empresas  

Vitoriano defendeu a adoção de arrojadas políticas de desenvolvimento estratégico e de investimentos, e não só a aplicação de cópias de modelos exógenos. “Toda a engenharia brasileira, em especial a geologia, sabe o caminho para a solução de muitos dos problemas brasileiros, haja vista a corajosa descoberta do pré-sal e das importantes jazidas minerais do mundo”.

Considerou que o Brasil tem um parque industrial invejável. “Temos profissionais cobiçados pelas maiores empresas mundiais e universidades do exterior. Por que ainda importamos tantos produtos manufaturados? Sabemos das respostas e temos que agir já, se quisermos um país desenvolvido e justo”, disse.

Em sua fala, o dirigente da APGCE ressaltou: “Nas discussões nacionais da nossa atividade profissional, a APGCE, como filiada da FEBRAGEO, aqui representada pelo ilustre colega Ricardo Latgé, tem se esforçado na produção de documentos e normativos que melhorem o Sistema Confea/Crea, no sentido de chamar atenção para as incoerências ocorridas e colaborando para uma legislação profissional avançada e harmônica, inclusive com sugestões ao Projetos de Lei que cria a profissão de Geofísico e de Federalização do Plenário do Confea”. Na oportunidade, agradeceu as parcerias firmadas com o Crea-CE e o Senge-CE.




_DSC0228
O presidente da APGCE, geólogo Vitoriano de Britto, destacou a importância da Geologia na busca por soluções para as problemáticas do país


Agradecimentos


Homenageado com a Placa de Mérito Profissional, o presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto, comentou sobre sua grande satisfação em ser reconhecido pela Associação dos Geólogos. “Assim, com alegria nos unimos a todos que estão aqui para homenagear um profissional indispensável ao estudo da superfície terrestre e seus fenômenos físicos, e que oferece uma grande contribuição ao desenvolvimento da Ciência e à promoção do bem-estar social”, frisou.

Para Victor Frota, além de altamente interdisciplinar, o conhecimento geológico favorece compreensão dos solos, dos mananciais hídricos, das águas subterrâneas e dos recursos minerais e energéticos. “Com larga utilização nos mais diversos ramos das engenharias, a geologia garante segurança, eficiência e sustentabilidade na elaboração e execução de projetos, notadamente na engenharia civil”.



_DSC0288
Presidente do Crea-CE, eng. civil Victor Frota Pinto, o ex vice-presidente do Crea-CE, geólogo João César de Freitas Pinheiro, e o ex-presidente do Crea-CE, engenheiro Otacílio Borges, foram homenageados com a Placa de Mérito Profissional



Ao agradecer a Associação Profissional dos Geólogos no Ceará pela inclusão de seu nome entre os homenageados, fez ainda questão de frisar a relevância dos debates e palestras referentes a assuntos técnicos e científicos abordados GeoCeará 2017, evento que se incorporou as atividades da XXII Semana da Geologia.

Também reconhecido com a Placa de Mérito Profissional, o ex-presidente do Crea-CE, engenheiro Otacílio Borges Filho se declarou honrado com o reconhecimento e enfatizou o papel dos geólogos no desenvolvimento do Ceará e do País. A atuação do ex-presidente do Conselho, inclusive, foi determinante para que o governo do estado estendesse aos geólogos o piso profissional garantido aos engenheiros.

O geólogo e ex-vice presidente do Crea-CE, João César de Freitas Pinheiro, que também foi contemplado com a mesma homenagem, confessou: “fiquei surpreso, porém lisonjeado”. Esclareceu acreditar que motivou o reconhecimento a postura que adota no plenário do Crea-CE em favor da classe e da ética no Sistema Confea/Crea.




_DSC0305
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), representado por sua presidente, a engenheira-agrônoma Maria Helena de Araújo, foi homenageado com a Placa de Mérito Institucional



RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS


Placa de Mérito Legislativo

Dep. Est. Audic Mota


Placa de Mérito Academia:


Prof. Afonso Rodrigues de Almeida

Prof. Clóvis Vaz Parente

Prof. José de Araújo Nogueira Neto

Prof. Júlio Sarmento de Menezes

Prof. Raimundo Mariano Gomes Castelo Branco

Profª Telma Regina M. Aguiar Magalhães Pedrosa


Placa de Mérito Profissional:


Geól. Antônio Maurílio Vasconcelos

Geól. Irabson Mota Cavalcante

Geól. Mário Fracalossi Júnior

Geól. Mark Augusto Lara Pereira

Geól. Ricardo Bezerra de Senna

Geól. João Sérgio Amaral Pontes

Geólª Zulene Almada Teixeira

Engº Civil Victor da Frota Finto

Engº Civil Otacílio Borges Filho

Geól. João César de Freitas Pinheiro


Placa de Mérito Institucional


FEBRAGEO

FIEC

SENGE-CE

SINDIÁGUA

SINDIPETRO


Placa GeoCeará 2017 – Destaque Empresarial


CARBOMIL S.A. MINERAÇÃO E INDÚSTRIA

NATURAGUA ÁGUAS MINERAIS INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A.

OCS MINERAÇÃO E EMPREENDIMENTOS LTDA.

GRANOS GRANITOS S/A


Troféu Cristais GeoCeará 2017– Destaque Profissional


Geól. Carlos Rubens Alencar Araújo

Geól. Guilherme de Oliveira Estrella





Mozarly Almeida
Assessora de Imprensa do Crea-CE

Confira outras notícias do Crea-CE

11/08/2022

Crea-CE em Aracati

05/08/2021

Nota de Pesar

10/05/2021

Nota de Pesar

19/01/2021

Anuidade 2021

19/05/2020

LUTO NO MAGISTÉRIO

03/01/2020

Nota de Falecimento

02/01/2020

Aviso Importante

20/09/2019

DIVISORA DE ÁGUAS

17/09/2019

Medalha do Mérito

30/07/2019

Redes Sociais

08/03/2019

Mulheres fortes

01/03/2019

Piso Salarial

09/01/2019

Anuidade 2019

13/11/2018

Nota de Pesar

21/08/2018

Aberta a 75ª SOEA

14/08/2018

Prêmio IBEC

04/07/2018

Nota de Pesar

23/04/2018

PL 9818/2018

19/04/2018

NOTA DE PESAR

27/03/2018

NOTA TÉCNICA

01/03/2018

APP do Crea-CE

22/12/2017

Boas Festas!

14/11/2017

CONVITE

10/11/2017

A BEM DA VERDADE

27/12/2016

COMUNICADO

13/12/2016

Semana Tecnológica