Durante os dias 21 e 22 de setembro de 2023, o Crea-Jr reuniu seus representantes da Região Nordeste, em Fortaleza. O objetivo foi alinhar as discussões sobre o seu papel dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. Cada comitiva trouxe as experiências vividas em seu estado para que, ao final do encontro, fossem definidas algumas estratégias de atuação. O Crea-Jr do Ceará foi representado pelo seu Coordenador, Samuel Gomes, que revelou como o programa tem recebido uma atenção especial da presidência do Crea-CE. Segundo Samuel, o presidente Emanuel Maia Mota, tem dedicado várias de suas ações ao Crea-Jr e tem caminhado, ao longo dos últimos seis anos, lado a lado com os representantes do programa no Ceará.
Ainda segundo o Coordenador do Crea-Jr no Ceará, o presidente Emanuel desenvolveu uma agenda conjunta com o Crea-Jr para levar o que é o Sistema Confea/Crea e Mútua para dentro das universidades e explicar também aos estudantes que eles já podem fazer parte do Sistema ingressando no Crea-Jr. "O presidente Emanuel Mota aproximou o Crea-CE das Instituições de Ensino Superior e, consequentemente, dos estudantes das engenharias", ressaltou Samuel Gomes. O Coordenador do Crea-Jr acrescentou que o relacionamento do Crea-CE com o Crea-Jr é exemplo para o Brasil.
Mas o relatório das ações do Crea-Jr, em todos os estados nordestinos, que foi apresentado no final da 4ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas da Região Nordeste, mostrou que ainda existem alguns obstáculos a serem superados. Os representantes do Crea-Jr na Região Nordeste apresentaram itens como Comunicação, Organização, Apoio e Estratégia. Segundo o estudante de Agronomia João Vítor do Nascimento (Crea-Jr/BA), Coordenador do programa no Nordeste, as regras de funcionamento do Crea-Jr estão alinhadas com o Confea e montadas juntamente com os estados, mas os coordenadores concluíram que ainda existem alguns problemas que precisam ser solucionados. Por isso, os coordenadores defenderam mais diálogo com as comissões e assessorias dos Creas e maior aproximação entre as coordenações regionais para que haja um intercâmbio constante de experiências exitosas.
O encontro regional dos coordenadores do Crea-Jr da Região Nordeste também serviu para que eles definissem estratégias que podem acarretar mudanças imediatas, caso sejam implantadas o mais rápido possível. Entre as muitas sugestões, João Vítor, destacou: Treinamento sobre o programa para comissões/assessores; Alinhamento das comissões; Melhorar a comunicação; Treinamento sobre a parte administrativa do Crea; Participação nas reuniões das comissões; e gestão Janeiro/Dezembro.
Assessoria de Comunicação do Crea-CE