Notícias

Presidente do Crea-CE debate Frente Parlamentar, reajuste zero e descontos nos valores de anuidades e eleições online


Cercada de grandes expectativas por conta dos assuntos colocados em pauta, a 3a Reunião do Colégio de Presidentes (CP) foi realizada na cidade de Campina Grande (PB). Um dos pontos altos do encontro das lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua aconteceu na quarta-feira (31/5) quando os presidentes dos Creas participaram do 1o Seminário Eleitoral Federal do Sistema Confea/Crea e Mútua.


As eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua estão previstas para o próximo dia 17 de novembro. Esse foi o primeiro seminário para tratar sobre o assunto, mas a Comissão Eleitoral Federal – CEF – já confirmou que vai promover mais dois encontros para discutir os detalhes dessa eleição que traz como novidade o fato de ser realizada pela internet, uma das bandeiras do Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará. Durante esse mês de maio Emanuel já havia tratado sobre esse assunto numa conversa com o presidente do Confea, Joel Krüger, durante uma visita ao gabinete da presidência do Conselho Federal, em Brasília.


Os próximos eventos para discutir as eleições no Sistema devem ocorrer com as presenças das comissões eleitorais regionais, em junho, e com as áreas jurídicas dos Creas, em julho. O que está certo até agora é que a primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua, em forma eletrônica pela internet, por meio do site https://votaconfea.com.br, vai acontecer de 8 às 19h do dia 17 de novembro, no horário de Brasília, utilizando celular, tablet ou computador. “A eleição online, com o profissional podendo votar de onde ele estiver vai ser uma marco no Sistema Confea/Crea e Mútua, o presidente Joel vai deixar isso como um legado. Vai ser a primeira eleição geral totalmente pela internet. Eu me sinto muito feliz porque essa também é uma pauta minha”, disse Emanuel. Outro assunto que mobilizou a 3a Reunião do Colégio de Presidentes (CP) realizada na Paraíba foi o lançamento da Frente Parlamentar Mista das Profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.


Mais um tema que tem sido bastante abordado pela gestão do presidente Emanuel Maia Mota no Crea-CE. Mais uma bandeira de luta de Emanuel desde que ele assumiu o Conselho no Ceará. Emanuel levou esse assunto, insistentemente, às reuniões do Colégio de Presidentes e outras reuniões e fóruns dos colegiados do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Essa Frente Parlamentar Mista no Congresso Nacional defendendo especificamente as profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências vai dar um enorme passo para a valorização profissional e para a sociedade enxergar esses profissionais como verdadeiramente importantes”, salientou o presidente do Crea-CE.


O Colégio de Presidentes decidiu também encaminhar ao Confea a proposta que defende que os valores de anuidades, multas, taxas de serviços e de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) não sejam reajustados em 2024. A proposta recomenda descontos de 15%, 10% e 5% nos pagamentos antecipados das anuidades nos meses de janeiro, fevereiro e março, respectivamente. Outro benefício listado é um abatimento de 50% no valor da taxa de registro de pessoa física para os recém-formados até 180 dias após a colação de grau. “Acho que o Brasil vive um período delicado e é justo que os profissionais não tenham mais esse incremento nas suas despesas rotineiras e eu tenho certeza que o Confea também vai dar um grande passo em manter essa decisão do Colégio de Presidentes pelo não aumento na anuidade e nas taxas”, concluiu Emanuel Maia Mota.


Assessoria de Comunicação do Crea-CE