O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, Engenheiro Civil Mairton Santos de Sousa, representou o Crea-CE na segunda reunião ordinária dos presidentes dos Creas da Região Nordeste. Os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia dos nove estados da Região Nordeste estiveram reunidos nos dias 11 e 12 de maio, em São Luís, no Maranhão. Foi a segunda reunião de 2023 e durante o encontro eles aprovaram propostas que serão encaminhadas para avaliação do Colégio de Presidentes marcada para o período de 30 de maio a 2 de junho, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. "Foi um evento de grande valia, onde os presidentes puderam trocar experiências das ações que estão sendo desenvolvidas nos Creas do Nordeste. São ações bem valiosas e enriquecedoras para os Creas e os profissionais", avaliou o Engenheiro Mairton Santos.
Os presidentes dos Creas da Região Nordeste estão propondo a instalação de um Grupo de Trabalho para consolidar as ações da Engenharia junto a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).
Outra proposta interessante aprovada no Fórum partiu do Crea-RN. É o Crea Certifica, cujo objetivo é estreitar o relacionamento do Conselho com os profissionais e empresas. O programa propõe uma nova concepção de fiscalização em obras civis de edificações. Mais uma proposta aprovada é a criação de um plano de ação de fiscalização integrada na rede hoteleira da Região Nordeste. No último dia de reunião do Fórum Nordeste o colegiado acompanhou a apresentação do Plano de Ações do Programa Mulher dos Creas Nordeste, que teve participação pela primeira vez no evento.
Outros temas importantes discutidos na capital maranhense foram a participação do Sistema Confea/Crea e Mútua na elaboração de normas técnicas da ABNT, a implementação da Certidão de Acervo Técnico Operacional (CAO), a utilização do SITAC, a padronização de procedimentos e a participação da Engenharia no desenvolvimento da Região Nordeste com foco na infraestrutura, inovação tecnológica, meio ambiente e responsabilidade social. Esse último tema foi reforçado com a discussão sobre a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina.
"Durante o encontro nós também colocamos em discussão como serão os estandes da SOEA de cada Crea. Ficou definido também que nós vamos acompanhar as NBRs que estarão em revisão e as NBRs que serão elaboradas, tudo isso via Confea. Essa foi uma pauta bastante interessante para a gente ter mais a presença dos Creas nessa parte de revisão e elaboração das NBRs", acrescentou o vice-presidente do Crea-CE.
Assessoria de Comunicação do Crea-CE