Notícias

Coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-CE faz palestra na SOEA



O Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-CE, Engenheiro de Pesca Antônio Diogo Lustosa Neto, proferiu palestra, na tarde desta quinta-feira, no Centro de Convenções, em Goiânia, dentro da Programação da 77a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia. O Engenheiro de Pesca abordou o tema "A tecnologia como instrumento de Fiscalização  agronômica de campo". Antônio Diogo Lustosa Neto levou aos profissionais presentes na sala 1 as experiências vivenciadas por ele no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE)


O Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia iniciou sua palestra contextualizando o conceito de tecnologia em questões de modernidade. Depois falou sobre o principal objetivo do Crea abordando aspectos relacionados à legislação, fiscalização da profissão e capacitação profissional. A palestra discorreu sobre planejamento, elaboração e uso dos manuais de fiscalização, treinamento dos fiscais e aplicação do aprendizado nas fiscalizações em campo.


Segundo o Engenheiro de Pesca, no caso do Crea-CE, o planejamento envolve "acordos e convênios com órgãos federais e estaduais que operam com cadastro de fazendas no agronegócio da agricultura e aquicultura e pesca, tais como: ADAGRI, SEMACE e COGHER. O planejamento das ações de fiscalização em campo também passa pela captação de mapas georreferenciados e cruzamento de informações  da fiscalização dos Crea's. A partir disso, acontece a definição das rotas e especialidades para a fiscalização no mês. O Engenheiro de Pesca confirmou que o Crea-CE desenvolve sua fiscalização da Agronomia "de forma cotidiana e em operações especiais". Como exemplo, ele citou a Operação Agro, cujo objetivo é fiscalizar todas as grandes propriedades produtoras do estado do Ceará como também todos os perímetros irrigados com produção ativa. De uma forma holística, a fiscalização da Agronomia verifica todas as obras e serviços realizados por profissionais do Sistema Confea/Crea na propriedade rural utilizando para a orientação do Agente Fiscal: Treinamento, Manual próprio da Agronomia e Checklist baseado no manual. Esse documento específico, o manual, é elaborado por especialidades.


Ainda com base no trabalho realizado pelos fiscais do Crea-CE, o Engenheiro de Pesca Antônio Diogo Lustosa Neto ressaltou o uso de ferramentas portáteis na fiscalização em campo e uma plataforma de análise geoespacial (Google Earth Pro) baseada na nuvem, que permite aos usuários visualizar e analisar imagens de satélite do nosso planeta. Com o uso dessa tecnologia é possível fazer o processamento digital com a visualização e extração dos dados digitais de alta resolução das propriedades rurais. Os Drones Multirotores são ferramentas para a fiscalização de pequenas propriedades rurais. Já os Dtones Asa Fixa são utilizados na fiscalização das grandes propriedades rurais.


O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-CE conclui sua palestra deixando claro que as ferramentas tecnológicas estão a disposição de todos e devem ser utilizadas para modernizar a fiscalização de todo o Sistema Confea/Crea.


Assessoria de Comunicação do Crea-CE