17.09.19
Mantendo a tradição, a 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, em Palmas (TO), contou na sua solenidade de abertura, realizada na noite desta segunda-feira (16), com entrega de honrarias às famílias dos profissionais que deixaram um legado em suas trajetórias e para aqueles que ainda contribuem de maneira efetiva para a engenharia nacional. Uma cerimônia de gratidão e reconhecimento aos profissionais da área tecnológica. Ao todo, 24 profissionais das mais diversas modalidades foram lembrados. Doze in memoriam e doze que ainda estão na ativa.
No Ceará, o homenageado com a Medalha do Mérito foi o Engenheiro Civil Francisco Suetônio Bastos Mota que recebeu a honraria das mãos do Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota. “O professor Suetônio é uma referência em todo o Brasil quando o assunto é engenharia ambiental e saneamento. Suas pesquisas e sua atuação nos enchem de honra e orgulho”, enfatizou o presidente do Crea-CE
Francisco Suetônio Bastos Mota é Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. O homenageado também é professor titular da Universidade Federal do Ceará, aonde desenvolve atividades nos Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, no curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Civil, nas áreas de concentração em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.
Com vasta experiência na área de Engenharia Ambiental, Suetônio Mota, como é conhecido o engenheiro entre os familiares e amigos, atua nos segmentos de resíduos sólidos; controle da poluição; reúso de águas; gestão ambiental; planejamento urbano e ambiental, avaliação de impactos ambientais. Ele é membro da Academia Cearense de Ciências e autor dos livros: “Introdução à Engenharia Ambiental”, “Gestão Ambiental de Recursos Hídricos” e “Urbanização e Meio Ambiente”. Suetônio Mota também é organizador do livro “Reúso de Água: a experiência da Universidade Federal do Ceará” e coorganizador dos livros “Reúso de Água em Irrigação e Piscicultura” e “Nutrientes de esgoto sanitário: utilização e remoção”.
Visivelmente emocionado, Francisco Suetônio Bastos Mota, lembrou os momentos que marcaram sua caminhada na engenharia e agradeceu o reconhecimento feito pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.
Assessoria de Comunicação do Crea-CE