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Treinamento – Atendimento ao público



Ao longo da sua gestão, Emanuel Maia Mota foi unindo legados. Ele conseguiu, por exemplo, unir as ações de inovação tecnológica com a implantação de novas ferramentas à capacitação profissional para a excelência no atendimento presencial e pela internet. O avanço tecnológico, que trouxe o atendimento digital, também despertou a necessidade de treinar todos os funcionários e colaboradores responsáveis por essa área. Assim surgiu o treinamento para o atendimento ao público, realizado nos dias 08 e 09 de março de 2023, no auditório da Autarquia Federal. O presidente Emanuel Mota esteve presente no primeiro dia da programação lembrando a importância da participação dos funcionários nessa iniciativa na busca pela excelência no atendimento do Crea-CE.


Em dois dias de encontro os funcionários foram orientados sobre como atender bem aos usuários que acessam os serviços prestados pelo Crea-CE pela internet como as salas virtuais (Balcão Virtual), as redes sociais e a central telefônica. O presidente Emanuel Mota salientou a necessidade de um constante aperfeiçoamento e aprimoramento profissional para acompanhar as mudanças que estavam sendo implementadas no Conselho nos últimos anos, desde o início da sua gestão em 2018.



A gerente de atendimento, Fabíola Rodrigues Barbosa apresentou os números do setor.


Fabíola Rodrigues Barbosa acrescentou que as mudanças com os avanços tecnológicos contribuíram para melhorar o acesso dos profissionais que precisam dos serviços do Crea-CE. “Hoje o Crea-CE dispõe de vários canais de atendimento. A gente implantou o atendimento via WhatsApp que é muito utilizado pelos profissionais, empresas e pela sociedade em geral. O Crea-CE implantou o Balcão de Atendimento Virtual em tempo real. E hoje o nosso atendimento presencial está com o número extremamente reduzido tendo em vista os avanços da tecnologia. Hoje, a gente consegue fazer até o recolhimento das imagens de forma virtual. Antes nós tínhamos uma grande demanda de atendimento presencial para a coleta de fotos e assinatura para a confecção das carteiras profissionais e hoje a gente já tem um sistema que consegue fazer isso pela internet. Atualmente, fazemos tudo isso de forma virtual”, afirmou Fabíola. O Crea-Ce já está trabalhando com a carteira digital.


A Mútua Caixa de Assistência dos Funcionários do Crea também fez uma apresentação. O colaborador Jadson Coelho apresentou os benefícios corporativos da Mútua e fez vários esclarecimentos sobre os benefícios sociais e os empréstimos que estão ao alcance de todos os associados da instituição, ou seja, os profissionais registrados no Sistema e os funcionários dos Crea’s em todo o país. Elizabete de Lima, do setor administrativo, proferiu palestra sobre a “Aquisição de produtos e serviços no Crea-CE” e o advogado Geraldo Augusto Leite Júnior falou sobre o que é importante na Lei Geral de Proteção de Dados.


O primeiro dia de treinamento contou ainda com palestra sobre Certidão de Acervo Técnico: solicitação e emissão, tema abordado por Arthur William Oliveira Lopes e Vinícius Paiva Pinto, palestra sobre Regularização de Anotação de Responsabilidade Técnica, com a abordagem do Engenheiro Civil Lindemberg Gomes da Silva, e palestra com o tema Licitação: como atender ao licitante”, com a apresentação feita por Laura Goes Cavalcante e Isabel Patrícia Verçosa do Nascimento.


O superintendente do Crea-CE, Engenheiro Civil Jorge Luiz Rodrigues Cursino de Sena, traçou uma espécie de linha do tempo do atendimento para mostrar como o Conselho avançou nesse setor. “Lá em 2018, a nossa ideia com a desburocratização realmente era trazer facilidade de acesso ao profissional, facilidade de acesso aos nossos sistemas, facilidade na hora de elaborar uma ART de execução do serviço, de uma obra ou de um serviço de engenharia e facilidade, principalmente, no acesso a nós do Crea-CE. Nós precisávamos ter esse feedback, precisávamos receber essas informações direto dos profissionais para que a gente pudesse, de forma contínua, nos adaptarmos ao mercado de trabalho, nos adaptamos às necessidades dos profissionais. E, principalmente, acompanhar o avanço tecnológico. Por isso, nós buscamos trazer soluções que facilitassem esse acesso ao profissional e, em 2020, com a pandemia, nós fomos obrigados a acelerar esse processo. Fizemos um planejamento de até o final de 2020 a gente conseguir fazer tudo isso. Com a pandemia nós tivemos que antecipar muita coisa, o que por um lado foi proveitoso porque acabamos mudando para rodar. E hoje, nós temos realmente a facilidade de acesso ao profissional na palma da mão, através do nosso site, que também está muito interativo, e de nossas redes sociais. Essa foi uma jogada muito criativa e ousada da gestão. Apesar de ter fechado, por força da pandemia (não abriu o atendimento presencial), continuamos atendendo através dos canais virtuais de atendimento como no WhatsApp. Hoje, aqui no Crea-CE, você tem a facilidade de gerar documentos muito importantes pela internet. Vou dar um exemplo: a placa da obra você pode gerar pelo aplicativo do WhatsApp. Muitos profissionais eram autuados por falta da placa na obra, então, agora é possível gerar a placa da obra de maneira muito mais fácil, prática e rápida”, completou o superintendente.


No segundo dia de treinamento para os funcionários que trabalham no atendimento ao público, uma mesa redonda formada pelos funcionários Viviane de Sena Barros e Rogério Ferreira de Pontes debateu assuntos relacionados a “Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”. O Engenheiro Mecânico Rogério Ferreira de Pontes também abordou o tema “Registro de Profissionais e Empresas”. Outra mesa redonda destacou o tema “Financeiro e Dívida Ativa”. O assunto foi apresentado por Danielle Lima Ribeiro, João Crisóstomo Silva Araújo Júnior e Rayssa Andrade Gusmão. Fechando a programação, Daniela Bastos de Queiroz e Thomas Edson Abreu Nunes falaram sobre fiscalização.


O presidente Emanuel Mota fez um balanço positivo do treinamento que foi ministrado aos funcionários. Para ele, a tecnologia incorporada ao dia a dia do Crea-CE já faz parte da rotina administrativa e precisa ser assimilada por todos os funcionários da autarquia, principalmente, pelos que atendem diretamente os profissionais que acessam os serviços do Conselho. Emanuel reconhece no treinamento de atendimento ao público, mais uma etapa de sucesso de sua gestão. “Eu fico no paradoxo danado de ter que desacelerar a gestão para poder fazer uma transição não só do Crea-CE, mas também da minha vida pessoal que foi muito preenchida pelo Conselho nos últimos cinco últimos anos e mesmo assim eu não consigo fazer isso. Sempre tem ideia nova, sempre estou trazendo coisas novas. Nesse ano de 2023 ainda tem muita coisa para acontecer. A gente continua planejando melhorias no atendimento online como novas aplicações para ART”.


Emanuel acredita que já foi além do que prometeu no início da gestão quando falou que queria que todos serviços do Crea-CE estivessem à disposição dos profissionais “na palma da mão” através de um telefone celular. “Eu tenho um mapa para me cobrar isso no final do período da minha administração. Eu prometi colocar na palma da mão, mas eu acho que não ficou apenas na palma da mão, ficou foi realmente online, nas nuvens, como a gente diz no linguajar da internet. A gente mudou muito o dia a dia da instituição e vou mudar ainda mais, tenho certeza disso. Ficou um legado e foi justamente esse: a digitalização”, acrescentou o presidente Emanuel Maia Mota.


Assessoria de Comunicação do Crea-CE

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