Notícias

Atenção ALERTA NA ENGENHARIA CLÍNICA



O Sistema Confea/Crea recebeu o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin) representante de técnicos, tecnólogos e engenheiros que atuam nessa modalidade. Uma Carta Aberta assinada pelo presidente da instituição, Alexandre Ferreli Souza, faz um alerta quanto à aprovação da Resolução CFBM 308 “que dispõe sobre atos do profissional Biomédico com habilitação em gestão das tecnologias em saúde”. Essa Resolução foi publicada em 27/06/2019 e traz em seu texto que “Para obter sua habilitação nessa área, o biomédico deve comprovar alguma das três possibilidades: Estágio supervisionado em gestão das tecnologias em saúde com, no mínimo 500 horas, durante a graduação; ou conclusão de curso de pós-graduação em gestão das tecnologias em saúde; ou título de especialista em gestão das tecnologias em saúde, de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM)”.


Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Clínica, esse fato abre um “perigoso precedente” para que outras áreas da Engenharia possam ser invadidas e executadas por outras categorias sem formação, como manutenção de equipamentos, gerenciamento de riscos, gestão de ativos, projetos de hospitais, perícias, etc...


A Associação Brasileira de Engenharia Clínica faz um apelo para o Sistema Confea/Crea atue nesse caso para “prevenir distorções e sombreamentos que coloquem em risco a vida da população”. No Ceará, o pedido da ABEClin encontrou a solidariedade e o apoio do presidente Emanuel Mota. “Os profissionais da Engenharia Clínica fazem parte do Sistema Confea/Crea. Eles estão sob a tutela do nosso Conselho Federal. São eles que trabalham no gerenciamento de equipamentos de saúde garantindo toda a segurança necessária como a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia e desempenho desses equipamentos. Não podemos permitir que suas atribuições sejam ameaçadas”, acrescentou o presidente do Crea-CE.