A palestra estava marcada para às sete horas da noite, mas antes disso, o auditório da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO – ficou lotado com os alunos das turmas de engenharia civil e engenharia de produção que queriam saber mais sobre as atividades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará. A responsabilidade coube ao próprio presidente, engenheiro civil Emanuel Maia Mota, que durante uma rápida explanação, falou sobre as atribuições da Autarquia Federal e foi além, estimulou o empreendedorismo entre os estudantes. Emanuel Maia Mota repetiu o que já vem defendendo em suas apresentações nos cursos de engenharia que vem visitando desde o início de sua gestão no processo de aproximação do Crea-CE com a academia: “Não procurem emprego, procurem trabalho”, disse Emanuel.
Renovação do Sistema
Outro tópico importante que vem ganhando destaque nas andanças do presidente do Crea-CE é a visão de que o Sistema Confea/Crea e Mútua precisa se reinventar. Segundo Emanuel Maia Mota, essa é uma opinião que vem permeando as primeiras reuniões realizadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, em Brasília. A ideia é que o Confea tenha mais representatividade nas decisões políticas do País.
Importância da Fiscalização
Durante o encontro com os estudantes da FAMETRO, o presidente do Crea-CE, que vem de algumas reuniões em Brasília, reafirmou que 2018 é o ano da fiscalização. Essa é a ferramenta que O Sistema Confea/Crea e Mútua utiliza para proteger a sociedade. “É fiscalizando o exercício legal das profissões abrigadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia que garantimos que apenas os profissionais devidamente habilitados exerçam os serviços de engenharia. Essa é uma questão de valorização profissional e de reserva de mercado”, acrescentou o presidente.
Crea Júnior
Ainda durante a apresentação do Crea-CE na FAMETRO, o coordenador-geral do Crea Júnior, Guilherme Queiroz, falou como vem trabalhando na ampliação do seu quadro de membros corporativos e membros dirigentes no Ceará.
Depois das palestras, os estudantes interagiram com o presidente do Crea-CE e o coordenador geral do Crea Júnior. O momento foi importante para conhecer mais como o Conselho trabalha a valorização profissional.
O coordenador dos cursos de engenharia civil e engenharia de produção da FAMETRO, engenheiro civil Márcio Normando, elogiou a presença do Crea-CE na comunidade acadêmica. “Já estamos pensando em promover outras palestras trazendo mais profissionais do Crea-CE para orientar nossos alunos”, confirmou Márcio.
Assessoria de Comunicação