Câmaras especializadas

 

Composição

AGRONOMIA

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA ELÉTRICA

ENGENHARIA MECÂNICA E METALÚRGICA

ENGENHARIA QUÍMICA E SEGURANÇA DO TRABALHO

GEOLOGIA, MINAS E AGRIMENSURA

 

Informes técnicos

Crea-SP oferece visto automático para profissionais do Ceará

Crea-SP oferece visto automático para profissionais do Ceará

Novo serviço já está disponível pelo portal do Conselho paulista


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) está abrindo as portas para profissionais do país por meio de parcerias com os Creas de outros Estados. O serviço que inaugura esta nova relação é o visto automático, que possibilita que profissionais de outras regiões do Brasil possam trabalhar em São Paulo. O Ceará é o primeiro a ter a opção de emissão do visto on-line por um link exclusivo na plataforma de serviços.


O visto profissional é um registro gratuito e obrigatório necessário para que profissionais registrados nos Creas de outros Estados possam exercer as atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências fora de suas jurisdições, conforme determina o art. 55 da Lei 5.194/1966, que trata sobre o registro e a fiscalização profissional. A atuação requer uma solicitação específica, o que, até então, levava geralmente cinco dias para ter autorização, mas que, agora, passa a ter concessão imediata a partir do estabelecimento de convênios entre os Conselhos. É o que acontece no caso dos profissionais do Crea-CE, que já podem solicitar o visto automaticamente para atuar em qualquer município paulista.


“Estamos inseridos em um único ecossistema e por entender isso é que buscamos firmar parcerias que promovam a integração da área tecnológica como um todo em benefício do profissional”, afirma o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, engenheiro Mamede Abou Dehn Jr.


Uma vez concedido o visto, é fornecido um número para que o profissional possa emitir Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e gerar certidões, além de outros benefícios que os profissionais de São Paulo também têm, como acesso às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cashback e programa de Anuidade Zero via Clube de Vantagens, assinatura digital vinculada ao gov.br e mais.


Outros Conselhos do Sistema Confea/Crea também terão o mesmo serviço a partir de novos convênios, como Amazonas e Rio Grande do Norte, que estão em tratativas. “Assim, abriremos as portas do Crea-SP para outros profissionais que desejam trabalhar em nosso Estado e construir suas carreiras conosco”, finaliza Mamede.


Sobre o Crea-SP

Instalada há 89 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.


Contatos para a imprensa: crea-sp@cdicom.com.br - 11 98609-1837?

Giovanna Gravina – 11 96971-2695

Thais Fernandes – 11 95025-3390?

Marianna Marimon – 11 98939-3350